TRAVELLING DE DANEY: BASTARDOS INGLÓRIOS, Quentin Tarantino

BASTARDOS INGLÓRIOS, Quentin Tarantino

english mobile

BASTARDOS INGLÓRIOS, Quentin Tarantino


Deixando sua marca.

Todos sabem que Quentin Tarantino possui traços especiais que identificam suas obras facilmente. Sempre banhado com cenas de violência exagerada - e até cômica -, homenagem direta a seus filmes favoritos e diálogos elaborados. Essa é a fórmula Tarantiana de se filmar. Sua última produção, Bastardos Inglórios, segue essa linha. A única diferença é que ela marca de forma permanente - assim como o personagem de Brad Pitt faz, desenhando com uma faca, a suástica na testa dos futuros "ex-nazistas", para que nunca esqueçam o que foram - o nome de Tarantino na história do cinema.

Todos os personagens e seus conflitos são bem elaborados. Tarantino brinca com as características de cada personagem, relacionando com suas nacionalidades. O inglês educado, gentleman, o americano bruto do interior, o alemão escandaloso, etc. Com uma ótima atuação, Brad Pitt vem se firmando como um bom ator, desmistificando o estereótipo de um rosto bonito. No entanto, ninguém consegue superar Christoph Waltz. Waltz interpreta o coronel nazista Hans Landa. A Obra já valeria, apenas para apreciar essa belíssima atuação.

O filme não passa de uma reconstrução do desfecho da II Guerra Mundial. Tarantino constrói, como de seu gosto, uma história de vingança de uma judia - interpretada pela inexpressiva Mélanie Laurent -, que sobreviveu ao massacre da família, contra o império nazista. O ponto forte é a forma como o diretor brinca com a história real do mundo. É como se contasse na ótica de um judeu, o final perfeito para Hitler e seus comandados. Uma morte dolorosa e sangrenta.

O plano em que três membros dos Bastardos Inglórios - um grupo de americanos que matam nazistas -, disfarçados de oficiais alemães, e Von Hammersmark (Diane Kruger) travam uma luta psicológica contra um alto oficial nazista, tentando manter em segredo a operação para matar Hitler, é fantástica. O clima de tensão transborda em cada palavra do diálogo, o que nos dá a sensação de que a qualquer momento tudo pode acabar em uma troca de balas, no melhor estilo faroeste. Sem dúvida nenhuma, saímos com a sensação de que Bastardos Inglórios apresenta um Tarantino amadurecido e que ainda tem muito a contribuir para a história da sétima arte.


Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)

Direção: Quentin Tarantino

Classificação do Crítica com Pipoca:

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Só não sei porque sua avaliação foi tão baixa se você só falou bem do filme. Acho Bastardos soberbo enquanto construção narrativa e essa tensão que você cita permeia o longa inteiro, é incrível. Mas o melhor é ver um grande autor reinventando a História em prol de sua história. Parece que ele é u dos poucos na face da terra que tem moral para isso.

Eduardo Albuquerque disse...

Sim concordo com você. Você só está errado em um ponto. Aqui no crítica com pipoca 3 estrelas é uma alta classificação.

©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios
BlogBlogs.Com.Br